Ministério da Saúde abre vagas para médicos atuarem no programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde abre vagas para médicos atuarem no programa Agora Tem Especialistas

Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)

O Ministério da Saúde publicou, na última quinta-feira, um edital inédito para provimento e formação de médicos já especialistas. A chamada pública é uma das iniciativas do programa Agora Tem Especialistas, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia  

Os profissionais interessados devem se inscrever até 10 de agosto na plataforma da UNA-SUS. O início das atividades acontece a partir de setembro. Além das oportunidades imediatas, a pasta ofertará 1.143 vagas para cadastro reserva, ultrapassando 1,7 mil vagas para formação.

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde lança um programa com o intuito de trazer médicos especialistas para a Atenção Especializada da rede pública de saúde. Depois do sucesso do Programa Mais Médicos, que possibilitou formar e contratar médicos de família e comunidade, chega a vez do Agora Tem Especialistas, que vai investir no desenvolvimento desses profissionais já especializados – explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Conforme o ministério, a atividade prática em hospitais e policlínicas da rede pública será o diferencial dos 16 cursos de aprimoramento que compõem o programa, conduzidos por profissionais de excelência dos hospitais do Proadi-SUS e da Rede Ebserh.

Os participantes terão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial e mais 4 horas semanais de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência em especialidades prioritárias no SUS, como a oncologia e a ginecologia. Cada curso terá duração de 12 meses.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lei define fibromialgia como deficiência em todo país a partir de 2026 Anterior

Lei define fibromialgia como deficiência em todo país a partir de 2026

No Dia do Pediatra, conheça a história de quem transforma amor em cuidado Próximo

No Dia do Pediatra, conheça a história de quem transforma amor em cuidado

Saúde